sábado, 21 de janeiro de 2012

O Bom, o Mau e o Feio

Depois de 8 horas de dojo (com uma hora de almoço no meio), é o momento de avaliar o que deu certo e o que deu errado.

Um ponto positivo: fui obrigado a interromper as pessoas ao final do dia, para liberar a sala. Sinal de que algo deu certo! :-)

Mas houve pontos negativos também. O coffee break da manhã sobrou tanto que ainda alimentou o pessoal à tarde -- cancelei o que seria feito à tarde após consultar os participantes -- e ainda jogamos muita comida fora (além de encher minha geladeira com um bom estoque de pão de queijo). Será porque não foi anunciado e o pessoal não se "preparou"? Sinceramente, não costumo ver coffee break sobrar desse jeito não.

A internet estava horrível. Culpa da GVT, ou o link não é aquilo que foi prometido? Não sei, mas no final do dia o pessoal estava usando Internet através do meu celular, e perdemos pelo menos uma hora do dia por conta disso. Culpa minha também: poderia e deveria ter feito download antecipado de tudo aquilo que os participantes poderiam precisar. Os participantes foram unânimes em sugerir que a inscrição contenha instruções de pré-instalação, mas continuo reticente a respeito.

Muito tempo foi gasto em "aula", quando o objetivo era que as pessoas fizessem as coisas. Bem, elas passaram um bom tempo fazendo instalação -- instalação do typesafe stack, instalação do sbt, instalação de plugins do sbt, instalação do plugin do Eclipse, instalação do Play, etc. Mas muito tempo foi gasto mostrando wiki de ferramentas e bibliotecas ou descrevendo o scaladoc -- informações importantes, mas secundárias.

Gostei de ver o pessoal usando o SBT -- outro que recebeu um tempo desproporcional -- mesmo, aqueles que usam IDEs. O pessoal quis brincar com o bicho. Vejo que tenho que melhorar a didática sobre o mesmo, para reduzir o tempo de exposição sem reduzir o conteúdo.

Pouco foi feito de fato no tempo disponível, mas o pessoal conseguiu colocar coisas para rodar -- mesmo que pequenas e simples -- usando o conhecimento passado sobre linguagem, ferramentas e documentação. Gente lendo scaladoc da biblioteca de Scala e outras! Ponto positivo para o instalador do typesafe, que instalou localmente a documentação! :-)

As principais sugestões foram mover parte do conteúdo para o início do dia, reduzir o tempo de alguns conteúdos, e deixar outros para a hora dos exercícios, além de passar as instruções de softwares a serem instalados durante a inscrição.

De minha parte, preciso de um site separado da inscrição com os dados da realização, e preciso incluir no formulário pergunta sobre ambiente de desenvolvimento preferido (OS, IDE, editor), e tipo de aplicação que costuma desenvolver (web, gui, scripting, baixo nível).

O dia foi cansativo, mas já estou com vontade de realizar o próximo. :-)

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Dojo de Scala em Brasília (21/01/2012)

O dojo de Scala do dia 21/01/2012 encerrou as inscrições por terem acabado as vagas. Se for bem sucedido, repetirei a experiência nos próximos meses. Se você estava tentando se inscrever a acabou ficando de fora, acompanhe este blog que anunciarei qualquer novo dojo aqui.

Até lá, porque você não se subscreve na lista de brasília de linguagens funcionais (lfbsb@googlegroups.com), ou na lista brasileira de Scala (scala-br@googlegroups.com)?